2018-02-16

Faça com que seu mentor não sinta estar perdendo tempo - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 16/02/2018, com uma ouvinte que ganhará um mentor da empresa.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

Faça com que seu mentor não sinta estar perdendo tempo

mentoria

Uma ouvinte escreve: "A empresa em que trabalho, grande e poderosa, está implantando um programa de mentoring. Fui selecionada para participar, mas tenho minhas dúvidas. Já estou atolada de serviço, e ter um mentor para ficar acompanhando o que faço, me parece mais um desperdício do que uma oportunidade."

Vamos lá. Empresas grandes e poderosas usualmente possuem esse programa, que funciona assim: um funcionário mais sênior, em idade e tempo de casa, e que ocupa um cargo de liderança, é designado como mentor de um empregado mais jovem, no qual a empresa enxerga boas possibilidades futuras.

Esse mentor não irá monitorar o que você faz e nem lhe dizer o que fazer. Ele irá lhe repassar experiências que teve na carreira e que você ainda terá, para que, na hora certa, você possa tomar as suas próprias decisões.

Além disso, o acompanhamento não será constante. Serão dois ou três encontros por mês, que podem ocorrer até durante o almoço.

A par disso, você poderá recorrer a seu mentor sempre que estiver diante de alguma situação, em que um parecer de alguém experiente poderá lhe indicar direções apropriadas a seguir.

Posso também lhe informar que a maioria dos mentores que são designados, não apreciam muito a tarefa. Mas a aceitam, porque ela é de interesse da empresa.

Portanto, se você me permite a sugestão, faça com que o seu mentor não sinta estar perdendo o tempo dele, ao tentar ser útil para você.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: