2018-02-19

Não existem agências que procuram emprego para as pessoas - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 19/02/2018, com um ouvinte que recebeu uma ligação de uma "agência de emprego".

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

Não existem agências que procuram emprego para as pessoas

agência emprego

Um ouvinte escreve: "Coloquei meu currículo online e fui contatado por uma agência de recolocação. Conversamos por telefone e aparentemente a agência possui algumas vagas que se ajustam a meu perfil e às minhas expectativas de carreira. O próximo passo seria uma entrevista pessoal, em que a agência me daria informações mais detalhadas. Gostaria de saber a sua opinião sobre essa modalidade de recrutamento, já que não tenho nenhuma experiência prévia."

A minha opinião é simples e direta: agradeça e dispense.

Porém, se você quiser aprender na prática o funcionamento dessa modalidade, vá à reunião. Nela, a agência lhe fará algum tipo de proposta que incluirá o pagamento antecipado pelos serviços dela. Por exemplo, treinamento para entrevistas e preparação de currículo.

Ao final da reunião, você descobrirá que não existem agências que procuram empregos para pessoas. Agências sérias são contratadas por uma empresa para preencher uma vaga específica, e recebem a remuneração pelo serviço prestado diretamente da empresa contratante, e não do empregado a ser contratado.

A colocação de currículos online facilitou muito a tarefa das agências, digamos, menos sérias. Normalmente elas selecionam alguém que ocupa ou ocupou um bom cargo, e que passou tempo suficiente em uma só empresa, para não ter tido contato com processos de recrutamento.

Esse é o risco que você corre: o de pagar por um emprego que não existe.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: